quinta-feira, 8 de outubro de 2009

A morte de Ivan Ilitch

Tolstói, na grande novela A morte de Ivan Ilitch retrata de forma majestosa a história do Juiz de instrução que enfrenta a dura realidade da morte como uma certeza. No livro ele trata profundamente conceitos existenciais e nos leva a uma reflexão profunda da vida. Cada personagem tem características definidas e muito bem detalhadas, perfeitos como só um gênio poderia citar. Os momentos de dor e morte apresentados ao decorrer da leitura são angustiantes e tendem a ficar vagando pela mente por algum tempo.

Casa-se por interesse, e tem que lidar com a realidade fria das pessoas cujo papel na sociedade estão sob sua mesma visão ou realidade social/econômica. Não enxerga isto até o momento que tem que lidar com sua doença. A partir de então toda a hipocrisia vivida pelos personagens será exposta de forma tal que tem-se a impressão ter sido escrita em nossos tempos.

O personagem encontra na simplicidade e no amor o único descanso para suas dores horripilantes; o olhar de seu filho e os cuidados de Guerássim o mujique. Os conflitos familiares são da mesma forma retratados com realeza e causam desconforto quando contrastados com os conceitos pré-estabelecidos por nossa sociedade.

Vale a leitura consciente para aqueles que tem fome pela verdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário